Tratamento da escoliose

A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral caracterizada por um desvio coronal dos corpos vertebrais em relação ao centro de gravidade podendo ser combinado com uma rotação vertebral anormal.

Uma variante da escoliose ocorrente em crianças, a escoliose adolescente ideopática, corresponde a uma curvatura e rotação da espinha durante a fase de crescimento. É comum o desencolvimento de uma curvatura primária e uma curva compensatória em direcção oposta à primária.

O risco de desenvolvimento e progressão da escoliose é superior em casos especificos:

  • em crianças do sexo feminino quando a curvatura aparece antes da primeira menstruação

  • quando há uma dupla curvatura

  • quando a curvatura aumenta mais de 5 graus numa série de radiografias tiradas com seis meses de intervalo.

 

Quanto maior a probabilidade de progressão da curvatura maior a necessidade de tratamento!

 

O tratamento da escoliose pode ser efectuado recorrendo a ortoteses para a coluna vertebral, nomeadamente aos aparelhos CTLSO Milwaukee, TLSO Boston e TLSO Providence.

 

Radiografia de paciente com escoliose

O colete Boston

 

O colete Boston  é incluído no tipo de ortóteses toracolombar-sacral (TLSO) , é geralmente  colocado no paciente desde o trocanter até às axilas e tem uma reduzida notoriedade sendo usado por baixo da roupa.

É fabricado com polipropileno de alta densidade no exterior e espuma de polietileno no interior, constituindo uma estrutura semi-rígida feita por medida para cada paciente. Está desenhado para manter a região lombar numa posição de flexão e a correcção da curvatura de escoliose é feita através de almofadas colocadas no ápice da curvatura enquanto zonas de alívio de pressão são posicionadas em oposição à curva da coluna.

Este aparelho é mais eficaz para curvaturas toráxicas e lombares. Deverá ser usado a tempo inteiro (entre 18 e 23 horas por dia) para minimizar os riscos de progressão da curvatura.

CTLSO Boston

CTLSO Boston

O colete Providence

 

O colete Providence é confeccionado com plástico de polipropileno a partir das medidas obtidas do paciente enquanto deitado numa mesa de ortometria para determinação do posicionamento das almofadas correctivas. A sua utilização é exclusivamente nocturna, enquanto o paciente está a dormir. Esta ortótese tem ganho maior popularidade porque além de ser eficaz no tratamento da escoliose facilita a aceitação por parte dos pacientes adolescentes. Contudo, é mais eficaz no tratamento de escolioses lombares.

Colete Providence

O colete Milwaukee

 

O colete Milwaukee é uma ortótese cervico-toraco-lombo-sacral (CTLSO) usado no tratamento da escoliose e hipercifose, sendo por isso usado desde a pelvis até à base do crâneo.  Estes coletes contêm uma cinta pélvica moldada ao paciente feitas em polipropileno à qual estão ligadas três hastes feitas em alumínio – duas posteriores e uma anterior. As hastes estão ligadas a um anel situado na zona do pescoço contendo duas almofadas para apoio occipital e um apoio de queixo. Este colete é ajustado periodicamente à medida que o paciente cresce.

CTLSO Milwaukee

Telefone: 217942352

Proudly created with Wix.com